Android Cloud To Device Messaging
Para quem pretende ir no Google Developer Day, um dos assuntos abordados também será sobre android, em especial sobre o seu mais novo serviço, o C2DM.
Irei falar sobre C2DM dividindo este tema em três partes:
- O que é o C2DM;
- Funcionamento do C2DM;
- Exemplos C2DM.
O que é o C2DM
No recém-lançado Android 2.2, foi adicionado um novo serviço para ajudar os desenvolvedores a enviar os dados dos servidores para as suas aplicações nos android. Android Cloud To Device Messaging (c2dm) simplifica a sincronização entre servidor e cliente.
A maioria dos aplicativos android utiliza a internet para manter seus usuários atualizados. Tradicionalmente, os aplicativos utilizam Polling para recuperar informação periodicamente. Tipo um cliente de email POP que acessa o servidor a cada 15 minutos. O Polling é fácil de programar e funciona bem na maioria das situações.
O problema é que essa lógica cria um stress desnecessário, um processamento para busca algo que normalmente ainda não existe.
O Polling é especialmente problemático em dispositivos móveis, pois consome uma preciosa banda da sua rede e a vida útil de sua bateria.
Muitos dos aplicativos do Google no Android já utilizam Push para manter seus dados atualizados, por exemplo, Gmail, contatos e calendário. Começando com o Android 2.2, c2dm permite que os desenvolvedores façam o que o Google Apps faz.
C2DM:
Nenhum comentário:
Postar um comentário